Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/293
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Diagnósticos de Tdah e Medicalização da Vida: Estudos de Caso Em Psicologia Escolar Com Crianças do Piauí
metadata.dc.creator: Candeira, Bruna Saraiva
metadata.dc.contributor.advisor1: Negreiros, Fauston
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetivou analisar a repercussão do diagnóstico de TDAH na vida de crianças diagnosticadas com o transtorno, através de quatro estudos de caso: Mateus de 7 anos e Rafael de 7 anos, estudantes de escolas públicas, e Renan de 10 anos e Caio de 12 anos, alunos de escolas particulares. Para a composição dos casos, foram realizadas entrevistas de modo virtual (em virtude da Pandemia da Covid-19) com professoras, familiares e com as próprias crianças participantes da pesquisa. Os casos foram analisados a partir da perspectiva da Psicologia Escolar Crítica. A partir desta pesquisa foi possível estabelecer que as reverberações do diagnóstico de TDAH ocorrem em um contexto social marcado pela Medicalização e pela visão da Corrente Organicista de explicação do TDAH. Assim, o diagnóstico gera impactos na vida da criança antes mesmo de concretizar-se: ainda no processo diagnóstico, quando a criança passa a frequentar especialistas da saúde no intuito de descobrirem o que há de errado com ela. As intervenções (medicamentosas e de demais terapias, sobretudo psicoterapia e terapia ocupacional) são assoluções prescritas para o problema encontrado: no caso, o TDAH. Percebe- se a importância de pensar intervenções para além das intervenções na própria criança,uma vez que projetos de intervenções e modificações nos fatores socioeducacionais tem potencial para promover novas possibilidades de comportamento para a criança, visto que tal comportamento se manifestada em determinados contextos. Isso demonstra a relevância do olhar da Corrente Histórico-Cultural, buscando uma compreensão ampliada de cada caso, considerando e buscando driblar as lentes colocadas pelo fenômeno da Medicalização, para propor novas alternativas de consideração ao fato TDAH. Com relação às realidade distintas das crianças matriculadas na rede pública de ensino e na rede particular de ensino da cidade deParnaíba, percebeu-se que conforme o modo de ensino (dentro da realidade de ensino remoto) há divergências na motivação e no envolvimento da criança durante a aula, assim como que as condições financeiras da família interferem no acesso e na quantidade de tratamentos de saúde feitos pela criança após serem prescritos pelo neuropediatra.
Resumen : This research aimed to analyze the impact of ADHD diagnosis in the lives of children diagnosed with the disorder, through four case studies: Mateus, 7 years old and Rafael, 7 years old, public school students, and Renan, 10 years old and Caio de 12 years old, private school students. For the composition of the cases, interviews were carried out in a virtual way (due to the Covid-19 Pandemic) with teachers, family members and with the children participating in the research. The cases were analyzed from the perspective of Critical School Psychology. From this research, it was possible to establish that the reverberations of ADHD diagnosis occur in a social context marked by Medicalization and by the view of the Organicist Current of ADHD explanation. Thus, the diagnosis has an impact on the child's life even before it materializes: still in the diagnostic process, when the child starts to attend health specialists in order to find out what is wrong with him. Interventions (drugs and other therapies, especially psychotherapy and occupational therapy) are the prescribed solutions for the problem found: in this case, ADHD. The importance of thinking about interventions beyond interventions on the child itself is perceived, since intervention projects and changes in socio-educational factors have the potential to promote new possibilities of behavior for the child, assuch behavior manifests itself in certain contexts. This demonstrates the relevance of the view of the Historical-Cultural Current, seeking an expanded understanding of each case, considering and trying to circumvent the lenses placed by the phenomenon of Medicalization, to propose new alternatives for considering the ADHD fact. Regarding the different realities of children enrolled in the public school system and in the private school system in the city of Parnaíba, it was noticed that, depending on the mode of teaching (within the reality of remote learning), there are divergences in the child's motivation and involvement. during class, as well as that the family's financial conditions interfere with the access and quantity of health treatments performed by the child after being prescribed by the neuropediatrician.
Palabras clave : TDAH
Medicalização
Educação
Estudo de caso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.publisher.program: PPG1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/293
Fecha de publicación : 25-nov-2021
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DIAGNÓSTICOS DE TDAH E MEDICALIZAÇÃO.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons