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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O psicólogo escolar na Educação Profissional e Tecnológica: práticas, desafios e perspectivas
metadata.dc.creator: Fonseca, Thaisa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Negreiros, Fauston
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo objetivou analisar as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares e educacionais nos IFPIs. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural e o estudo foi delineado em duas fases: 1) Correspondeu à caracterização do contexto de trabalho e à identificação do perfil dos psicólogos que atuavam nos IFPIs, sendo que 15 psicólogos responderam ao roteiro de caracterização institucional e ao questionário de dados sócio demográfico e profissionais, permitindo conhecer os psicólogos que atuavam na área da PEE, selecionados como participantes da próxima fase; 2) Representou a revelação da concepção de PEE entre os psicólogos atuantes nessa área junto aos IFPIs e à discussão das práticas que eles desenvolviam, sendo que 10 psicólogos escolares foram entrevistados. A análise dos dados procedeu-se na realização de descrição empírica e teórica, no estabelecimento de unidades de análise e no retorno à realidade dos dados para explicá-los. Na primeira fase, os resultados indicaram que: os Campi locais de pesquisa abrangeram as quatro mesorregiões piauienses; os psicólogos escolares eram predominantemente mulheres, piauienses, casadas e de faixa-etária jovem, em meio que se percebeu um protagonismo da PEE enquanto área de atuação nos IFPIs. Na segunda fase, da qual participaram apenas os psicólogos escolares, averiguou-se que: havia uma variedade de concepções de PEE; as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares abrangeram ações com foco individual e coletivo junto aos variados atores sociais da instituição e diante dos diversos níveis e/ou modalidades educacionais; coexistiam formas de atuação tradicionais e emergentes, um pleno movimento de transformação das práticas desenvolvidas, superando o modelo clínico- terapêutico e alcançando um modelo de atuação institucional, com evidentes indícios de criticidade em PEE. Espera-se que os resultados contribuam para subsidiar reflexões sobre as práticas desenvolvidas pelos psicólogos escolares nos IFPIs, principalmente com um olhar de potência frente às ações contextualizadas construídas nesse recente lócus de práticas profissionais.
Abstract: This study aimed to analyze the practice developed by school and educational psychologists in Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFPIs). The theoretical- methodological referential of historical-cultural psychology was used and the study was outlined in two phases: 1) It corresponded to the characterization of the work context and to the identification of the psychologists’ profile who worked in the IFPIs. Being fifteen the psychologists who responded to the guide of institutional characterization and to the questionnaire of demographic and professional data, allowing us to know the psychologists who worked in the area of School and Educational Psychology (PEE), selected as participants of the next phase; 2) It represented the conception disclosure of PEE among psychologists working in this area along with IFPIs and to the discussion of the practices they developed, being ten the school psychologists interviewed. The data analysis was carried out in the accomplishment of empirical and theoretical description, in the establishment of analysis units and in the return to the reality of the data to explain them. In the first phase, the results pointed out that: the local Campi of research covered the four mesoregions of Piaui state; the school psychologists were mainly women, from Piaui state, married and belonged to the young-age group, where an important role of PEE as area of activity in IFPIs was perceived. In the second phase, which only school psychologists took part, it was found that: There was a variety of PEE conceptions; the practices developed by school psychologists covered activities with individual and collective focus along with the different social members of institution and in face of different levels and / or educational modalities; there were also traditional and emerging ways of action, a complete transformation movement of developed practices, surpassing the clinical-therapeutic model and reaching a model of institutional performance, with evident signs of criticality in PEE. We expect the results contribute to support reflections on the practices developed by the school psychologists in the IFPIs, especially in face of contextualized actions built in this recent locus of professional practice.
Keywords: Atuação do psicólogo
Psicologia Escolar e Educacional
Educação Profissional e Tecnológica
Institutos Federais de Educação
Ciência e Tecnologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.publisher.program: PPG1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/277
Issue Date: 22-Sep-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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