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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O museu e a cibermuseologia: uma proposta de programa de comunicação do plano museológico do Museu da vila
metadata.dc.creator: Silva, Cristhianne Castro da
metadata.dc.contributor.advisor1: Caldas, Artemísia Lima
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida com e para as comunidades que são interligadas ao Museu da Vila (MUV), em especial, a Vila- Bairro Coqueiro da Praia, pertencente à Area de Proteção do Delta do Parnaíba. O objetivo principal é apresentar uma proposta de programa de comunicação para o MUV , de forma colaborativa com a comunidade do Coqueiro. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC's) foram algumas ações estratégicas de marketing nas redes sociais do Museu da Vila, que contribuíram para a elaboração de um plano de ação e uma proposta de Programa de Comunicação, e que possibilitarão integrar a comunidade on-line e off-line ao MUV. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi o projeto-ação, acompanhado da pesquisa de campo, descritiva, explicativa, bibliográfica, documental e netnográfica que serviu para analisar a comunicação do museu com seus públicos visitantes/usuários. Os principais autores utilizados no levantamento bibliográfico foram Teresa Scheiner (1998), Vitor Guimarães (2019), Carvalho (2019), Pierre Lévy (1997 e 1999), Monique Magaldi (2020), IBRAM, ICOM, Anna Lecschenko (2015), Éric Alliez (1996), Pasquale, Lammardo Neto e Gomes (2012), Desvallés e Mairese (2013), Paal Mork (2004), Roseane Carvalho (2020), Kotler, Hermawan e Kentajaya (2017), Kotler e Keller (2012), Martha Gabriel (2010), Francisco de Assis Barbosa (2022), SISEM/SP (2012 e 2017) e Michel Thiollent (2011). Como outras fontes de consulta e dados foram utilizados livros digitais, sites, redes sociais (Facebook e Instagram, WhatsApp e Youtube), artigos, dissertações, teses, documentos institucionais (regimento, legislações, registros do acervo do MUV) e registro das ações desenvolvidas junto à comunidade deltaica. Dessa forma, a pesquisa permitiu perceber as diversas formas de comunicação do museu com seus públicos e as interações entre ambos, evidenciando a importância da cibermuseologia, atrelada aos aspectos comunicacionais da instituição museal via marketing digital, como elemento potencial para o registro da memória do patrimônio e a difusão de ações de um polo matriz de um museu de território (ECOMUDE), que junto com o Programa de Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, desenvolvem no estado do Piauí.
Abstract: The present work is the result of an action-research developed with and for the communities that are connected to the Museu da Vila (MUV), in particular the Coqueiro da Praia Village, belonging to the Protection Area of the Parnaíba Delta. The main goal is to present a proposal of a communication program for the MUV, in a collaborative way with the community of Coqueiro. The use of digital information and communication technologies (TDIC's) were some strategic marketing actions in the social networks of the Museu da Vila, which contributed to the elaboration of an action plan and a proposal for a Communication Program, and which will make it possible to integrate the on-line and off-line community to the MUV. The methodology used to develop this work was the action project, accompanied by field, descriptive, explanatory, bibliographic, documental and netnographic research that served to analyze the museum's communication with its public visitors/users. The main authors used in the bibliographic survey were Teresa Scheiner (1998), Vitor Guimarães (2019), Carvalho (2019), Pierre Lévy (1997 and 1999), Monique Magaldi (2020), IBRAM, ICOM, Anna Lecschenko (2015), Éric Alliez (1996), Pasquale, Lammardo Neto and Gomes (2012), Desvallés and Mairese (2013), Paal Mork (2004), Roseane Carvalho (2020), Kotler, Hermawan and Kentajaya (2017), Kotler and Keller (2012), Martha Gabriel (2010), Francisco de Assis Barbosa (2022), SISEM/SP (2012 and 2017) and Michel Thiollent (2011). As other sources of consultation and data, digital books, websites, social networks (Facebook and Instagram, WhatsApp and Youtube), articles, dissertations, theses, institutional documents (bylaws, legislation, records of the MUV collection) and records of actions developed with the Delta community were used. Thus, the research allowed to realize the various forms of communication of the museum with its audiences and the interactions between them, highlighting the importance of cybermuseology, linked to the communicational aspects of the museum institution via digital marketing, as a potential element for the registration of the memory of the heritage and the dissemination of actions of a territorial museum matrix pole (ECOMUDE), which together with the Professional Master's Program in Arts, Heritage and Museology of the Federal University of Parnaíba Delta, develop in the state of Piauí.
Keywords: Museu da Vila
Cibermuseologia
Plano de Comunicação
Marketing digital
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.publisher.program: PPG1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/231
Issue Date: 28-Sep-2022
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