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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Subjetividade Infantil: Uma Análise Documental da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil
Autor(es): Almirante, Daniele de Carvalho
Primeiro Orientador: Bezerra, Mharianni Ciarlini de Sousa
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, objetivou compreender a concepção de subjetividade da criança presente nos campos de experiência preconizados pela BNCC para a Educação Infantil brasileira à luz da fenomenologia. Utilizamos como norteamento epistemológico desse estudo a fenomenologia desenvolvida por Edmund Husserl e Stein e também os pressupostos teóricos da Psicologia Humanista de Carl Rogers, especificamente a Abordagem Centrada na Pessoa. Metodologicamente, a pesquisadora desenvolveu como método de investigação, a análise documental, considerado como um procedimento metodológico aplicado nas Ciências Humanas e Sociais. Foi realizada uma análise documental, tomando como material analítico a Base Nacional Comum Curricular, no tocante à Educação Infantil. A partir das reflexões que emergiram dos resultados desta pesquisa, este estudo compreende a pertinência e o cuidado ao que se refere a produção e a organização de políticas públicas voltadas para o contexto educacional das infâncias e principalmente a relevância de práticas, nas quais as crianças sejam protagonistas e partícipes das suas próprias histórias. Produzir espaços onde as crianças por meio da expressão corporal, do brincar, da interação possam vivenciar e construir sua subjetividade. Por fim, reiteramos que os pressupostos fenomenológicos elencados no decorrer desse estudo a partir da análise documental da BNCC, evidenciaram a relevância que o Outro tem ao que se refere a construção subjetiva da criança, pois são através das relações e dos encontros com os outros nesses diversos campos experienciais que o humano se define como sujeito.
Abstract: NC
Palavras-chave: subjetividade infantil
fenomenologia
psicologia humanista
BNCC
Psicologia humanista
BNCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/183
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Psicologia

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