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http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/183
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Mharianni Ciarlini de Sousa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | NC | pt_BR |
dc.creator | Almirante, Daniele de Carvalho | - |
dc.creator.Lattes | NC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T17:33:00Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T17:33:00Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/183 | - |
dc.description.abstract | NC | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa qualitativa, objetivou compreender a concepção de subjetividade da criança presente nos campos de experiência preconizados pela BNCC para a Educação Infantil brasileira à luz da fenomenologia. Utilizamos como norteamento epistemológico desse estudo a fenomenologia desenvolvida por Edmund Husserl e Stein e também os pressupostos teóricos da Psicologia Humanista de Carl Rogers, especificamente a Abordagem Centrada na Pessoa. Metodologicamente, a pesquisadora desenvolveu como método de investigação, a análise documental, considerado como um procedimento metodológico aplicado nas Ciências Humanas e Sociais. Foi realizada uma análise documental, tomando como material analítico a Base Nacional Comum Curricular, no tocante à Educação Infantil. A partir das reflexões que emergiram dos resultados desta pesquisa, este estudo compreende a pertinência e o cuidado ao que se refere a produção e a organização de políticas públicas voltadas para o contexto educacional das infâncias e principalmente a relevância de práticas, nas quais as crianças sejam protagonistas e partícipes das suas próprias histórias. Produzir espaços onde as crianças por meio da expressão corporal, do brincar, da interação possam vivenciar e construir sua subjetividade. Por fim, reiteramos que os pressupostos fenomenológicos elencados no decorrer desse estudo a partir da análise documental da BNCC, evidenciaram a relevância que o Outro tem ao que se refere a construção subjetiva da criança, pois são através das relações e dos encontros com os outros nesses diversos campos experienciais que o humano se define como sujeito. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-30T12:17:33Z No. of bitstreams: 2 SUBJETIVIDADE INFANTIL UMA ANÁLISE DOCUMENTAL.pdf: 399030 bytes, checksum: 99670d04c0df11217ee42913e95d34b2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Delta do Parnaíba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFDPar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | subjetividade infantil | pt_BR |
dc.subject | fenomenologia | - |
dc.subject | psicologia humanista | - |
dc.subject | BNCC | - |
dc.subject | Psicologia humanista | - |
dc.subject | BNCC | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Subjetividade Infantil: Uma Análise Documental da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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