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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Mharianni Ciarlini de Sousa-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorAlmirante, Daniele de Carvalho-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-31T17:33:00Z-
dc.date.available2023-05-31T17:33:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/183-
dc.description.abstractNCpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa qualitativa, objetivou compreender a concepção de subjetividade da criança presente nos campos de experiência preconizados pela BNCC para a Educação Infantil brasileira à luz da fenomenologia. Utilizamos como norteamento epistemológico desse estudo a fenomenologia desenvolvida por Edmund Husserl e Stein e também os pressupostos teóricos da Psicologia Humanista de Carl Rogers, especificamente a Abordagem Centrada na Pessoa. Metodologicamente, a pesquisadora desenvolveu como método de investigação, a análise documental, considerado como um procedimento metodológico aplicado nas Ciências Humanas e Sociais. Foi realizada uma análise documental, tomando como material analítico a Base Nacional Comum Curricular, no tocante à Educação Infantil. A partir das reflexões que emergiram dos resultados desta pesquisa, este estudo compreende a pertinência e o cuidado ao que se refere a produção e a organização de políticas públicas voltadas para o contexto educacional das infâncias e principalmente a relevância de práticas, nas quais as crianças sejam protagonistas e partícipes das suas próprias histórias. Produzir espaços onde as crianças por meio da expressão corporal, do brincar, da interação possam vivenciar e construir sua subjetividade. Por fim, reiteramos que os pressupostos fenomenológicos elencados no decorrer desse estudo a partir da análise documental da BNCC, evidenciaram a relevância que o Outro tem ao que se refere a construção subjetiva da criança, pois são através das relações e dos encontros com os outros nesses diversos campos experienciais que o humano se define como sujeito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-30T12:17:33Z No. of bitstreams: 2 SUBJETIVIDADE INFANTIL UMA ANÁLISE DOCUMENTAL.pdf: 399030 bytes, checksum: 99670d04c0df11217ee42913e95d34b2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectsubjetividade infantilpt_BR
dc.subjectfenomenologia-
dc.subjectpsicologia humanista-
dc.subjectBNCC-
dc.subjectPsicologia humanista-
dc.subjectBNCC-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleSubjetividade Infantil: Uma Análise Documental da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Psicologia

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