Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/159
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Administração, Ciência e Arte à Luz da Estética Organizacional
Autor(es): Galeno, Maria Paula do Nascimento
Primeiro Orientador: Olivindo, Celina Maria de Souza
Resumo: Este trabalho objetivou compreender, através da observação reflexiva, as relações entre a arte a administração enquanto ciência a partir da observação da prática da pintura em tela no município de Parnaíba-PI. A metodologia utilizada foi a qualitativa, que consiste em uma abordagem de natureza aplicada em estudo de caso situada no campo epistemológico dos estudos da prática. Como estratégias de aquisição de dados em campo de pesquisa utilizou-se a etnografia sensorial alinhada ao Zoom in e ao Zoom out, técnica de ampliação de imagens. As análises dos resultados obtidos foram realizadas utilizando as técnicas evocativa e interpretativa. Os resultados evidenciam que a administração é, ao mesmo tempo, ciência e arte, uma vez que: (i) é constituída por saberes formais (científicos) e informais (sensíveis), (ii) sua execução depende da interação entre outras práticas (processos), e (iii) necessita da agência dos elementos humanos e não humanos. Os resultados indicaram que que tanto o conhecimento científico quanto o empírico são essenciais para a constituição da administração.
Abstract: NC
Palavras-chave: Estudos baseados na prática
Pintura em tela
Etnografia sensorial
Gestão de empresas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/159
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA E ARTE À LUZ DA ESTÉTICA ORGANIZACIONAL.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons