Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Melo, Samuel Pires-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorCortez , Luana Santos Aragão-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T12:02:38Z-
dc.date.available2023-05-16T12:02:38Z-
dc.date.issued2021-01-28-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/122-
dc.description.abstractNCpt_BR
dc.description.resumoA crise sanitária global, no início de 2020, causada pelo vírus SARS- COV- 2, popularmente conhecido como novo Corona vírus, confinou grande parte da humanidade em suas casas, abalando todas as bases das estruturas da sociedade, incluindo a educação. Sendo assim, estudantes e professores tiveram sua rotina interrompida sem aviso prévio e por tempo indeterminado. As escolas foram pressionadas a encontrar maneiras de dar continuidade às práticas pedagógicas e amenizar os prejuízos intelectuais, emocionais e financeiros. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como professores da Educação Infantil conseguiram manter, durante a pandemia, a relação professor-aluno, além de compreender como ocorre o processo de ensino-aprendizagem e a relação deste com a família de cada aluno. Portanto, a pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com sete professoras da Educação Infantil. Os dados foram analisados com base na técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011), seguindo as três fases fundamentais propostas pela autora, são elas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados: inferência e interpretação, resultando assim em oito categorias iniciais, quatro categorias intermediárias e duas categorias finais denominadas “a importância da formação continuada para a inserção das tecnologias digitais na educação” e “a relação professor-alunofamília e suas implicações na prática pedagógica do professor” que apresentam a síntese das interpretações. Através dos dados apresentados concluímos que a participação da família foi fator determinante para o resultado do desenvolvimento da criança no fim do ano letivopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-15T12:28:19Z No. of bitstreams: 2 Educação Infantil remota novos desafios em tempos de isolamento social.pdf: 491271 bytes, checksum: 27c8f957b2d661da563da7c3821fdfa1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T12:02:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Educação Infantil remota novos desafios em tempos de isolamento social.pdf: 491271 bytes, checksum: 27c8f957b2d661da563da7c3821fdfa1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T12:02:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Educação Infantil remota novos desafios em tempos de isolamento social.pdf: 491271 bytes, checksum: 27c8f957b2d661da563da7c3821fdfa1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-01-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professores-
dc.subjectEnsino remoto-
dc.subjectFamília e Escola-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEducação Infantil remota: novos desafios em tempos de isolamento socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação Infantil remota novos desafios em tempos de isolamento social.pdf479,76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons