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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação de jovens e adultos em escolas municipais de parnaíba: desafios enfrentados por docentes durante a pandemia do novo coronavírus
Autor(es): Furtado, Jéssica Alves
Primeiro Orientador: Lemos, Maria Patrícia Freitas de
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelo professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de ensino e aprendizagem, no contexto presencial e remoto, durante a pandemia da COVID 19. Para isso, trabalhamos com a pesquisa do tipo qualitativa de cunho exploratório e como método para a coleta de dados, utilizamos uma entrevista semiestruturada, através de um roteiro com perguntas. Na fundamentação teórica deste trabalho, contamos com os estudos de importantes teóricos como: Moura (2003), Paiva (1973), Freire (1980), Cury (2000), Soares (2008), Gadotti (2006), Haddad (2000), Arroyo (2006) entre outros. Por meio dos dados coletados, foi possível analisar os desafios que cada professor entrevistado enfrenta em seu processo de ensino e aprendizagem, seja no ensino remoto ou presencial. Percebemos a desigualdade presente no sistema de ensino EJA, essa problemática refere-se às lutas que os sujeitos ali inseridos enfrentam em sua realidade sejam eles alunos ou professores, na comunidade em que estão inseridos. Com esse estudo, ressaltamos que, mesmo depois de tantos anos, a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos ainda precisa de atenção por partes dos governantes deste país. Concluímos que a educação de jovens e adultos, em meio a pandemia, teve um declínio na participação de alunos nas aulas remotas, levando os professores a buscarem ferramentas que incluem e motivam os alunos na participação das atividades propostas pela escola.
Abstract: This research aims to investigate the difficulties faced by the teachers from Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) in the teaching and learning process, in the classroom and online context, during the COVID 19 pandemic. For this, we worked with a qualitative exploratory research, and, as a method for data collection, we used a semi-structured interview through a script with questions. In the theoretical foundation of this work, we relied on the studies of important theorists such as: Moura (2003), Paiva (1973), Freire (1980), Curry (2000), Soares (2008), Gadotti (2006), Haddad (2000), Arroyo (2006), among others. Through the collected data, it was possible to analyze the challenges that each interviewed teacher faces in their teaching and learning process, whether in remote or face-to-face teaching. We noticed the inequality present in the EJA education system. This issue refers to the struggles that the subjects inserted there face in their reality, whether they are students or teachers, in the community in which they live. With this study, we emphasize that, even after so many years, the modality of Education for Youth and Adults still needs attention from the government of this country. We conclude that youth and adult education, amidst the pandemic, had a decline in student participation in remote classes, leading teachers to seek tools that include and motivate students to participate in the activities proposed by the school.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores
Desafios Docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/119
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

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