Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/115
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Levantamento da produção do conhecimento sobre a metodologia da pesquisaação nas dissertações e teses da Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 2015-2019.
Autor(es): Veras, Hugo Galeno; Silva, Marianna Pires
Primeiro Orientador: NC
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar sob os processos educacionais o levantamento das produções de dissertações e teses da Universidade Federal do Ceará (UFC), especificamente no período de 2015 a 2019, que utilizam a pesquisa-ação como estratégia metodológica de pesquisa na área da educação, com o propósito de compreender o que se entende a respeito dessa abordagem metodológica, sua importância e como se dá sua construção. Foi realizado um estudo do tipo estado da arte, a partir levantamento dos trabalhos localizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD). Estes foram esquadrinhados através da teoria dos grafos e a classificação hierárquica descendente, utilizando o software IRAMUTEQ. Os resultados apresentaram a existência de 34 trabalhos que buscam contribuir com a aprendizagem significativa dos alunos. Tal investigação, portanto, descreve os resultados, possibilitando assim, uma visão geral do que vem sendo produzido no campo da educação se valendo dessa temática, ressaltando suas contribuições com o intuito de validar a importância dessa metodologia.
Abstract: This study aims to analyze under the educational processes the survey of the production of dissertations and theses at the Federal University of Ceará (UFC), specifically in the period from 2015 to 2019, which use action research as a methodological research strategy in the field of education, in order to understand what is understood about this methodological approach, its importance and how it is constructed. A state-of-the-art study was carried out, based on a survey of works located at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDBTD). These were scanned using graph theory and descending hierarchical classification, using the IRAMUTEQ software. The results showed the existence of 34 works that seek to contribute to the students' significant learning. Such an investigation, therefore, describes the results, thus enabling an overview of what has been produced in the field of education using this theme, highlighting their contributions in order to validate the importance of this methodology. Keywords: Action research. Knowledge production. Education. Methodology.
Palavras-chave: Pesquisa-ação
Produção do conhecimento
Educação
Metodologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/115
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons