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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A trajetória de mães universitárias: as vivências de estudantes do curso de Pedagogia (UFDPar) e suas intercessões com o percurso educacional de seus filhos
Autor(es): Souza, Carliane de Jesus
Primeiro Orientador: Melo, Samuel Pires de
Resumo: A pesquisa tem como proposta central analisar a trajetória de mulheres mães estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba na formação educativa de seus filhos e as estratégias por elas usadas para superar os obstáculos desses desafios. Nossa investigação também se dará através da visão sociológica pertencente aos pensamentos críticos de Bernard Lahire, que produzem uma revisão aprofundada tanto teoricamente como de maneira metodológica sobre as teorias de Pierre Bourdieu, permitindo contribuir mais adequadamente para a aproximação de certas vivências individuais e o como essas são afetadas a partir do meio social em que os sujeitos estão inseridos. O referencial teórico, que reúne conceitos embasadores da pesquisa, trazendo aspectos sócio-histórico-culturais sobre a mulher, emergindo as teorias de Simone Beauvoir e Maria Amélia Teles. Além disso, o aprofundamento no que se refere às questões maternas concomitante à sua entrada no ensino superior e o ser educadora trazendo várias problemáticas em torno dos mesmos a fim de nos aproximarmos dos ideais dessa pesquisa. Os resultados e discussão da presente pesquisa foram analisados a partir de quatro perspectivas das narrativas de mães universitárias: primeiramente o contexto histórico-social e familiar; o segundo tema abordado trata-se da vida materna e universitária dessa mulher; a terceira temática traz reflexões sobre o patriarcado e sua influência no cotidiano feminino; a quarta e última temática envolve o papel na formação educativa dos filhos enquanto licenciandas de Pedagogia. Concluímos que, a sociedade precisa encarar essas mulheres como seres potentes e que precisam ser levados em conta suas subjetividades e particularidades para que possam ter uma vida mais digna e que certos estereótipos precisam ser quebrados para que haja uma equidade entre os gêneros em que essa figura feminina são sinta tão sobrecarregada. É preciso que sua rede de apoio contribua efetivamente no que diz respeito a tantas jornadas que essa mulher enfrenta no seu cotidiano e que a universidade contribua para o desenvolvimento de ações afirmativas em prol dessa estudante que tem o direito de permanecer no curso de graduação de maneira integral
Abstract: A research has as its central proposal, analysis of a trajectory of womem mothers students of the Pedagogy course at the Federal University of Delta do Parnaíba in the educational formation of their children and the strategies used by them to overcome the reasoning problems. Our investigation i salso carried out through the sociological view pertaining to Bernard Lahire’s ignored thoughts, which completes and in-depth review both theoretically and methodologically about Pierre Bourdieu ́s theories, making it possible to better contribute to a relationship of individual experiences and how they are affected from the social environment in which the subjects are inserted. The theoretical framework, which brings together the basic concepts of the research, bringing socio-historical and cultural aspects about women, emerging the theories off Simone Beauvoir and Maria Amélia Teles. In addition, the deepening with regard to maternal issues concomitant to their entry into higher education and being an educator bringing several issues around them in order to approach the ideals of this research. The results and discussion of the present research were published form four perspectives of the narratives of university mothers: first, the historical-social and Family contexto; the second theme addressed is this woman’s maternal and university life; the third theme brings reflections on patriarchy and its influence on women ́s daily lives; the fourth and final theme involves the role in the educational training of children as undergraduate Pedagogy students. We conclude that, Society needs to face these women as potent beings and that they need to be taken into account their subjectivities and particularities in order to have a more dignified life and that certain stereotypes need to be broken so that there is na equity between the sexes in which this female figure are feel so overwhelmed. It is necessary that her support network makes a real contribution with regard to the many journeys that this woman faces in her daily life and that a university contributes to the development of affirmative actions in favor of this student who has the right to remain in the undergraduate course in a way integral.
Palavras-chave: Mulheres
Maternidade
Formação educativa
Universidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/112
Data do documento: 26-Jan-2021
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