Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lemos, Maria Patrícia Freitas de-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorCarneiro, Camilla Eduarda-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T12:00:14Z-
dc.date.available2023-05-16T12:00:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/111-
dc.description.abstractThis study has as general objective to analyze through classroom observation the influence of school routine on the development and learning of children in early childhood education. For this, we carried out a qualitative research in which we investigate what the school routine means in general for Early Childhood Education and what is its importance for the child’s development. We choose two schools to observe how the school routine between then was used, and to point out the different ways each one presents. In addition to observation, we conducted interviews with two teachers, each from a different school, belonging to the public and private sectors, presenting their answers through a questionnaire they were able to problematize the context of the routine in Early Childhood Education, making a parallel between different realities possible. Through data analysis we observe that it is of fundamental importance to plan and organize daily activities so that the development of children can be achieved in a safer way, as it’s at this time when they are in the classroom that they exchange experiences, doing so that this exchange of experiences is more relevant to its development. Thus, we conclude that the work pointed out the importance of contextualization and a characterization of the problems and resolutions that the routine means in the school environment and its teacher-student relationship, serving to guide the teacher to prepare a work in a structured way to ensure safety of what can happen in your day, optimizing your time and adapting what is conducive for your workpt_BR
dc.description.resumoNosso estudo tem como objetivo geral analisar através de observação de sala de aula a influência da rotina escolar para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa no qual investigamos o que a rotina escolar significa de modo geral para a Educação Infantil e qual a sua importância para o desenvolvimento da criança. Escolhemos duas escolas para observar como era empregada a rotina escolar entre elas, e apontar os diferentes meios ao qual cada uma apresenta. Além da observação, realizamos entrevista com duas professoras, cada uma de uma escola diferente, pertencentes aos setores público e privado, apresentando suas respostas através de um questionário, elas puderam problematizar o contexto sobre a rotina na Educação Infantil, tornando possível um paralelo entre realidades distintas. Através da análise dos dados observamos que é de fundamental importância o planejamento e organização de atividades diárias para que o desenvolvimento das crianças possa ser obtido de uma maneira mais segura, pois é nesse momento em que elas estão em sala de aula que elas trocam vivências, fazendo com que essa troca de experiências seja relevante para o seu desenvolvimento. Deste modo, concluímos que o trabalho apontou a importância da contextualização e uma caracterização sobre os problemas e resoluções que a rotina significa no âmbito escolar, sua relação professor-aluno, servindo para direcionar o professor a preparar de forma estruturada um trabalho para garantir a segurança do que poderá acontecer no seu dia, otimizando o seu tempo e adequando o que for propício para o seu trabalhopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-11T12:19:15Z No. of bitstreams: 2 ROTINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM COMPARATIVO.pdf: 414737 bytes, checksum: 51ad3572f58a6f0cb94e4826add97d08 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T12:00:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ROTINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM COMPARATIVO.pdf: 414737 bytes, checksum: 51ad3572f58a6f0cb94e4826add97d08 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T12:00:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ROTINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM COMPARATIVO.pdf: 414737 bytes, checksum: 51ad3572f58a6f0cb94e4826add97d08 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRotina Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectDesenvolvimento Infantil-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleRotina escolar na educação infantil: um comparativo entre escolas pública e privadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROTINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM COMPARATIVO.pdf405,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons