Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cleidivan Alves dos-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorAyres, Barbara Fortes-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T11:59:50Z-
dc.date.available2023-05-16T11:59:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/109-
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic caused several developments in the social, economic, political and cultural spheres. Parallel to this, education also underwent changes that allowed teachers and managers to reflect on innovative practices, due to the emergence of Remote Emergency Teaching (ERE), based on the use of digital technologies for the development of classes. Faced with the new educational demand, literacy teachers found it difficult to carry out the teachinglearning process of students undergoing literacy, such as planning classes adapted to the ERE, obtaining student participation and greater commitment from parents. In order to reflect on these practices, the general objective was defined to understand the challenges experienced by literacy teachers in public schools in the 1st year of Elementary School due to the analysis of the current COVID-19 pandemic context. The research adopted was descriptive with a qualitative approach. As an instrument for data production, a semi-open questionnaire was chosen for 1st year elementary school teachers in public schools in the city of Parnaíba-PI. The results point to the constant demands that the teacher has to live with during their pedagogical practice in the current social scenario, including internet access, poor parental cooperation, difficulties in evaluating students, in addition to the complex task of finding material digital for remote classes. These factors corroborate the understanding of the comprehensive work of the literacy teacher amidst the challenges that encompass literacy at the present time.pt_BR
dc.description.resumoA pandemia da COVID-19 ocasionou diversos desdobramentos nos âmbitos sociais, econômicos, políticos e culturais. Paralelamente a isso, a educação também sofreu alterações que proporcionaram a professores e gestores a reflexão sobre práticas inovadoras, devido ao surgimento do Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir do uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento das aulas. Diante da nova demanda educacional, os professores alfabetizadores encontraram dificuldades de realizar o processo de ensino-aprendizagem de alunos em fase de alfabetização, como planejar aulas adaptadas ao ERE, obter participação dos alunos e maior compromisso dos pais. Com a finalidade de refletir sobre essas práticas, foi definido como objetivo geral compreender os desafios vivenciados por professores alfabetizadores de escolas públicas do 1º ano do Ensino Fundamental em razão da análise do atual contexto de pandemia da COVID-19. A pesquisa adotada foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Como instrumento de produção dos dados optou-se por um questionário semiaberto direcionado aos professores de 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Parnaíba-PI. Os resultados apontam para as constantes exigências que o professor tem que conviver durante a sua prática pedagógica no atual cenário social, entre elas o acesso à internet, a precária cooperação dos pais, as dificuldades em avaliar os alunos, além da complexa tarefa de encontrar material digital para as aulas remotas. Esses fatores corroboram para a compreensão do abrangente trabalho do professor alfabetizador em meio aos desafios que englobam a alfabetização no presente momento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-10T14:12:47Z No. of bitstreams: 2 DESAFIOS DO ENSINAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19 UMA.pdf: 247851 bytes, checksum: 8be7eb45722460a501b3b9ca86c05563 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T11:59:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DESAFIOS DO ENSINAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19 UMA.pdf: 247851 bytes, checksum: 8be7eb45722460a501b3b9ca86c05563 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T11:59:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DESAFIOS DO ENSINAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19 UMA.pdf: 247851 bytes, checksum: 8be7eb45722460a501b3b9ca86c05563 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessor alfabetizador-
dc.subjectCovid 19-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDesafios do ensinar no contexto da pandemia da covid 19: uma análise reflexiva da prática pedagógica de docentes do 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESAFIOS DO ENSINAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19 UMA.pdf242,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons