Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/106
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os benefícios da afetividade na prática docente para o desenvolvimento de estudantes com deficiência |
Autor(es): | Nascimento, Adriane Maria Aráujo do |
Primeiro Orientador: | Negreiros, Fauston |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar como a afetividade está sendo trabalhada pedagogicamente nas escolas da rede pública de ensino da cidade de Parnaíba-PI, unicamente no âmbito da Educação Especial. A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Fizeram parte dessa pesquisa 14 professoras que atuam na Educação Infantil, com experiência na educação especial, com faixa etária entre 26 a 49 anos de idade. Foram utilizados dois instrumentos para a análise da pesquisa: um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada com questões abertas e fechadas. Os resultados do estudo apontaram para quatro eixos de análises: a) compreensões a respeito da afetividade, b) a relevância da utilização do afeto na sala de aula, c) as contribuições da afetividade na Educação Especial, d) a afetividade e as práticas pedagógicas. Conclui-se que as docentes que utilizam práticas pedagógicas baseada no afeto, obtém maior êxito no que se refere a aprendizagem e desenvolvimento dos educandos, principalmente daqueles com necessidades especiais. |
Abstract: | This paper aims to investigate how affectivity is being worked on pedagogically in public schools in the city of Parnaíba-PI, only in the context of Special Education. The methodology used was qualitative research, of the descriptive type. 14 teachers who work in Early Childhood Education, with experience in special education, aged between 26 and 49 years old, took part in this research. Two instruments were used for the analysis of the research: the sociodemographic questionnaire and the semi-structured interview script with open and closed questions. The results of the study pointed to four axes of analysis: a) understandings about affectivity, b) the relevance of using affect in the classroom, c) the contributions of affectivity in Special Education, d) affectivity and pedagogical practices. It is concluded that teachers who use pedagogical practices based on affection, are more successful with regard to the learning and development of students, especially those with special needs. |
Palavras-chave: | Afetividade Desenvolvimento Educação Especial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/106 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OS BENEFÍCIOS DA AFETIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE PARA O.pdf | 320,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons