Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/96
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Batista, Pedro Victor Modesto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | NC | pt_BR |
dc.creator | Santos, Francisco Valdiney Silva | - |
dc.creator.Lattes | NC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T11:46:01Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T11:46:01Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/96 | - |
dc.description.abstract | NC | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa visa analisar a percepção de estudantes que se identificam com o gênero masculino do curso de psicologia de uma universidade pública acerca das masculinidades e da relevância dos estudos de gênero para sua formação profissional. A pesquisa possui caráter qualitativo e se deu a partir da aplicação de um questionário sociodemográfico e de entrevistas semiestruturadas individuais com os participantes. Participaram da pesquisa oito estudantes de psicologia, de 18 a 24 anos. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2011). A análise resultou nas categorias: “Percepções sobre masculinidades”, “Possibilidades para uma masculinidade mais saudável", “O papel do homem no combate ao machismo” e "A implicação da psicologia nas discussões de gênero". A pesquisa apontou que os entrevistados entendem que o modelo de masculinidade hegemônico é nocivo tanto para si mesmos, como para a sociedade em geral e buscam novas formas de expressar suas masculinidades. Além disso, os estudantes defendem que as discussões de gênero são fundamentais para a formação profissional em psicologia, uma vez que elas contribuem para o entendimento de subjetividades e contextos de opressão. Entretanto, ainda que o convite para a pesquisa tenha estendido-se para todos os estudantes do curso que se identificam com o gênero masculino. Apenas estudantes que se declararam não heterossexuais demonstraram interesse e aceitaram participar da pesquisa, o que sugere um maior engajamento dos indivíduos que se desviam do padrão heteronormativo nas discussões acerca da problemática de gênero. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-09T13:14:47Z No. of bitstreams: 2 REFLEXÕES SOBRE AS MASCULINIDADES NAS PRÁTICAS.pdf: 233207 bytes, checksum: 195356c9ac9b3601c4e257763256a0ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-10T11:46:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 REFLEXÕES SOBRE AS MASCULINIDADES NAS PRÁTICAS.pdf: 233207 bytes, checksum: 195356c9ac9b3601c4e257763256a0ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-10T11:46:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 REFLEXÕES SOBRE AS MASCULINIDADES NAS PRÁTICAS.pdf: 233207 bytes, checksum: 195356c9ac9b3601c4e257763256a0ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Delta do Parnaíba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFDPar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Masculinidades | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre as masculinidades nas práticas discursivas de homens no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REFLEXÕES SOBRE AS MASCULINIDADES NAS PRÁTICAS.pdf | 227,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons