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dc.contributor.advisor1Costa, Vera Lúcia dos Santos-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorSilva, Nayara Brenna-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-08T13:06:27Z-
dc.date.available2023-05-08T13:06:27Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/81-
dc.description.abstractEntrepreneurship is essential and has been growing over the years, and, due to the lack of job vacancies, entrepreneurship has become a common initiative. The presence of women in entrepreneurship is constantly growing, and over the years the values of the family and the labor market have changed and the woman felt the need to work and be paid to help with household expenses, making it an entrepreneur and at the same time the matriarch of the house. Given this context, the general objective of the work was to analyze the evolution of female entrepreneurship in the state of Piauí in the period from 2015 to 2019. The specific objectives were to assess the evolution of the number of women entrepreneurs in Piauí in the period from 2015 to 2019; and check the activities they are working on. The work is classified as a bibliographical, documentary, descriptive and exploratory research, data and information surveys were carried out in The research is descriptive, data and information were collected in the Commercial Registry of the State of Piauí and in the database of the SEBRAE – the DataSebrae. As for the participation of female entrepreneurs, heads of households, there was a decreasing trend, which may be a reflection of the economic crisis that the country is going through. One of the motivations for these women to start their own business is the lack of opportunities in the labor market and the need to supplement the family income. It was found that women entrepreneurs are working more in the clothing sector, they are aged between 45 and 55 years old, the educational levels of women entrepreneurs have elementary and high school education. It can be concluded that female entrepreneurship in Piauí has been standing out, and growing more and more, however, gender inequality still exists, but there is already a significant change.pt_BR
dc.description.resumoO empreendedorismo é essencial e vem crescendo no decorrer dos anos, e, por conta da falta de vaga de emprego, empreender tornou-se uma iniciativa comum. A presença da mulher no empreendedorismo está em constante crescimento, e com o passar dos anos os valores da família e do mercado de trabalho mudaram e a mulher sentiu a necessidade de trabalhar e ser remunerada para ajudar nas despesas da casa, levando a mesma a ser uma empreendedora e ao mesmo tempo a matriarca da casa. Diante desse contexto o objetivo geral do trabalho foi analisar a evolução do empreendedorismo feminino no estado do Piauí no período de 2015 a 2019. Os objetivos específicos foram avaliar a evolução da quantidade de mulheres empreendedoras no Piauí no período de 2015 a 2019; e verificar as atividades em que elas estão atuand0. O trabalho é classificado como uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e exploratória, fez-se levantamentos de dados e informações na A pesquisa é descritiva, fez-se levantamento de dados e informações na Junta Comercial do Estado do Piauí e na base de dados do SEBRAE – o DataSebrae. Quanto a participação de mulheres empreendedoras chefes de domicílios, apresentou-se uma tendência decrescente, o que pode ser reflexo da crise econômica pela qual o país passa. Pode-se apontar como uma das motivações para essas mulheres iniciar o próprio negócio, a falta de oportunidades, no mercado de trabalho, e a necessidade de complementar a renda familiar. Constatou-se que as mulheres empreendedoras estão atuando mais no setor de vestuário, tem a faixa etária de 45 a 55 anos de idade, os níveis de escolaridade das mulheres empreendedoras possuem ensino fundamental e médio. Conclua-se que o empreendedorismo feminino do Piauí vem se destacando, e crescendo cada vez mais, entretanto, a desigualdade de gêneroainda existe, mas já há uma significativa mudança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-08T12:17:41Z No. of bitstreams: 2 O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO ESTADO DO PIAUÍ.pdf: 535128 bytes, checksum: 9b13a6da23c5312eaa7d94f69f77afd1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulher empreendedorapt_BR
dc.subjectLiderança feminina-
dc.subjectIndependência financeira-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO empreendedorismo feminino no estado do Piauí no período de 2015 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Ciências Econômicas

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