Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/600
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marques, Heloísa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | NC | pt_BR |
dc.creator | Desterro, Alana Silva do | - |
dc.creator.Lattes | NC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T14:00:53Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T14:00:53Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/600 | - |
dc.description.abstract | NC | pt_BR |
dc.description.resumo | Apesar de existirem inúmeros livros ilustrados, crianças que apresentam necessidades especiais em livros e histórias infantis, aparecem apenas como figurantes ou coadjuvantes, sendo o protagonismo mantido com personagens moldados a padrões sociais genéricos. Este artigo relata a experiência de criação de projeto literário de autoria própria, abordando a temática do protagonismo de indivíduos com necessidades especiais na literatura infantil. Para auxiliar na organização e conclusão das etapas foi utilizado um método projetual, de estrutura aberta com possibilidade de incluir ou retirar determinadas etapas, moldando-se de acordo com a diretriz evolutiva do projeto via exploração do processo criativo. Os livros possuem como característica a narração de histórias de crianças que se transformam em super-heróis e superam as suas limitações utilizando os seus superpoderes relacionados a sua condição clínica. Por meio da literatura e suas ilustrações alcançamos o imaginário infantil, no intuito de transmitir ideias, fixar momentos sociais, culturais, e repensar conceitos. Espera-se que a iniciativa da criação desse conteúdo literário promova reconhecimento de habilidades únicas das crianças que têm deficiências e que elas se sintam mais compreendidas e apreciadas ao ler livros que retratam personagens como elas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-06-26T14:28:26Z No. of bitstreams: 1 De criança para criança_ A inclusão e protagonismo de crianças com necessidades especiais na literatura infantil _ International Seven Journal of Multidisciplinary.pdf: 5107764 bytes, checksum: 0873f3a52183ed3ad58d32f84d2a3204 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-06-27T14:00:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 De criança para criança_ A inclusão e protagonismo de crianças com necessidades especiais na literatura infantil _ International Seven Journal of Multidisciplinary.pdf: 5107764 bytes, checksum: 0873f3a52183ed3ad58d32f84d2a3204 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-27T14:00:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 De criança para criança_ A inclusão e protagonismo de crianças com necessidades especiais na literatura infantil _ International Seven Journal of Multidisciplinary.pdf: 5107764 bytes, checksum: 0873f3a52183ed3ad58d32f84d2a3204 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Delta do Parnaíba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFDPar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livros infantis | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Portador de necessidade especial | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.title | De criança para criança: A inclusão e protagonismo de crianças com necessidades especiais na literatura infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Bacharelado em Fisioterapia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
De criança para criança_ A inclusão e protagonismo de crianças com necessidades especiais na literatura infantil _ International Seven Journal of Multidisciplinary.pdf | 4,99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.