Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Adriana Monteiro da-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorPassos, Rafaela de Souza-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2024-06-18T13:46:28Z-
dc.date.available2024-06-18T13:46:28Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/565-
dc.description.abstractThe Counter Strike (CS) game became a worldwide phenomenon in 2000, when it was first marketed. With its growth and the large number of fans, various championships were held around the world. In Brazil, there has been a significant increase in interest in the CS game, with championships held on large stages such as: Ibirapuera Gymnasium (2016) - ESL Pro League Season 4, Mineirinho Gymnasium (2018) - ESL One Belo Horizonte, Ibirapuera Gymnasium (2019) - BLAST Pro Series, Olympic Park (2019) - DreamHack Rio, Riocentro and Jeunesse Arena (2022) - IEM Rio Major and Jeunesse Arena (2023) - IEM Rio. The proportion taken up by this new type of sport has transformed its tournaments into major events, achieving prominence in the media and attracting diverse audiences, justifying the development of this work. The main objective of this study is to investigate the edition of the event Major that took place for the first time in Brazil and its implications for tourism. Its methodology is exploratory and bibliographical survey. Quantitative research was carried out by applying two semi-structured questionnaires in digital format to some of the participants and the second by e-mail to the event organizer. The results show that this new segment of events attracts tourists and excursionists to the host city, including a varied public from different parts of the world. These events are still concentrated in the southeast, especially Rio de Janeiro, São Paulo and Belo Horizonte. In general, it should be pointed out that in the face of changes there are opportunities to expand to other regions with greater or equal tourism potential.pt_BR
dc.description.resumoO Jogo Counter Strike (CS) se tornou um fenômeno mundial em expansão a partir do ano 2000, ano de sua comercialização. Com o seu crescimento e com o grande número de adeptos, surgiram a realização de diversos campeonatos ao redor do mundo. No Brasil o aumento do interesse pelo jogo CS foi significativo, tendo campeonatos realizados em grandes palcos como: Ginásio do Ibirapuera (2016) – ESL Pro League Season 4, Ginásio do Mineirinho (2018) – ESL One Belo Horizonte, Ginásio do Ibirapuera (2019) – BLAST Pro Series, Parque Olímpico (2019) – DreamHack Rio, Riocentro e Jeunesse Arena (2022) - IEM Rio Major e Jeunesse Arena (2023) – IEM Rio. A proporção tomada por esta nova modalidade de esporte tem transformado seus torneios em eventos de grande porte, atingindo destaque na mídia e atraindo diversos públicos, justificando o desenvolvimento deste trabalho. O presente estudo tem como objetivo principal: averiguar a edição do evento Major que ocorreu pela primeira vez no Brasil e sua implicação para o turismo. Quanto à metodologia abordada tem o método exploratório e levantamento bibliográfico. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, por meio de aplicação de dois questionários semi estruturados no formato digital, para alguns participantes e o segundo por meio de e-mails, para a organizadora do evento. Os resultados apontam que esse novo segmento de eventos atrai turistas e excursionistas para a cidade sede, incluindo um público variado de diferentes partes do mundo. E que esses eventos ainda estão concentrados na região sudeste, em especial Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. De modo geral, pontua-se que diante de mudanças há oportunidades de expansão para outras regiões com maior ou igual potencial turístico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-06-11T20:45:32Z No. of bitstreams: 1 Eventos de e-sports como uma nova tendência para o turismo..pdf: 13108877 bytes, checksum: 1e69246c23e58ae664df0eea4754f61b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-06-18T13:46:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Eventos de e-sports como uma nova tendência para o turismo..pdf: 13108877 bytes, checksum: 1e69246c23e58ae664df0eea4754f61b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-18T13:46:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eventos de e-sports como uma nova tendência para o turismo..pdf: 13108877 bytes, checksum: 1e69246c23e58ae664df0eea4754f61b (MD5) Previous issue date: 2024-02-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectE-sportspt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEventospt_BR
dc.subjectCounter-Strikept_BR
dc.subjectMajorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleEventos de e-sports como uma nova tendência para o turismo.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Turismo
Bacharelado em Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eventos de e-sports como uma nova tendência para o turismo..pdf12,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.