Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/558
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Promoção de destinos nas agências de turismo do município de Parnaíba, Piauí, Brasil
Autor(es): Leal, Josiane de Sousa
Primeiro Orientador: Vieira, Anderson Fontenele
Resumo: O uso da Internet no cotidiano vem se aprimorando, podendo contribuir de forma crescente nas relações sociais, empresariais e humanas. Neste contexto, as redes sociais têm-se tornado uma das principais formas de interação permitindo diálogo entre empresas e clientes, garantindo uma comunicação rápida e eficiente, influenciado diretamente no seu comportamento. O objetivo desse estudo é analisar como o YouTube é utilizado como ferramenta de promoção de destinos turísticos nas agências de turismo no município de Parnaíba, Piauí, Brasil. A escolha pelo tema justifica-se devido ao interesse em entender se e como esta ferramenta é utilizada, o presente trabalho justifica-se por estes prestadores de serviços serem certificados pelo Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo - CADASTUR (2023), estarem em localização estratégica e possuírem mais de 20 anos de atuação no mercado. A metodologia foi através de pesquisa de campo por meio de questionários, quanto a abordagem classifica-se como qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória e no referente à natureza é aplicada. Com relação aos resultados percebe-se que a ferramenta do YouTube é pouco utilizada pelas empresas pesquisadas, das cinco agências, três possuem canal que mostram os passeios, principalmente, pela Rota das Emoções, mas foi verificado que não são ativas nessa plataforma, apenas uma agência utiliza com frequência. A relevância de se explorar as tendências emergentes, como realidade virtual, realidade aumentada e colaborações com influenciadores, destaca a importância de inovação e adaptação contínua no cenário digital.
Abstract: The use of the Internet in everyday life has been improving and can make a growing contribution to social, business and human relations. In this context, social networks have become one of the main forms of interaction allowing dialogue between companies and customers, ensuring fast and efficient communication and directly influencing their behavior. The aim of this study is to analyze how YouTube is used as a tool to promote tourist destinations in tourism agencies in the municipality of Parnaíba, Piauí, Brazil. The choice of this topic is justified by the interest in understanding how this tool can be used by tourism agencies. This work is justified by the fact that these service providers are certified by the Ministry of Tourism's Register of Tourism Service Providers - CADASTUR (2023), are strategically located and have been operating in the market for over 20 years. This study is classified as qualitative in terms of its approach, exploratory in terms of its objectives and applied in nature. To analyze how tourism agencies use the YouTube platform to publicize the tourist destinations of Parnaíba-PI. The results show that the YouTube tool is little used by the agencies surveyed. Of the five agencies investigated, three have a channel that shows their tours, mainly along the Route of Emotions, but it was found that they are not active on this platform, with only one agency using the YouTube channel frequently. The relevance of exploring emerging trends, such as virtual reality, augmented reality and collaborations with influencers, highlights the importance of continuous innovation and adaptation in the digital landscape.
Palavras-chave: Agências
Destinos Turísticos.
Redes Sociais
Ferramentas
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/558
Data do documento: 23-Fev-2024
Aparece nas coleções:Bacharelado em Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Promoção de destinos nas agências de turismo do município de Parnaíba, Piauí, brasil.pdf450,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.