Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/477
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desafios e motivações do psicólogo empreendedor na cidade de Parnaíba-pi
Autor(es): Sousa, Carolina dos Santos
Primeiro Orientador: Couto, Ricardo Neves
Resumo: O artigo aborda o Empreendedorismo em Psicologia, considerando sua relevância atual e os impactos no desenvolvimento econômico e social. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa para identificar os fatores que influenciam a intenção empreendedora entre psicólogas(os) na região litorânea do Piauí. Foi aplicado um questionário online a 28 profissionais atuantes, considerando desafios e oportunidades. Os resultados foram analisados por meio de análise de conteúdo temática, resultando em doze categorias. Dentre os principais achados, destaca-se a necessidade de atualização dos currículos de graduação em Psicologia conforme as demandas contextuais e locais. A dificuldade dos profissionais em encontrar apoio durante a jornada empreendedora, sendo o mercado digital apontado como principal oportunidade. A pesquisa oferecerá dados importantes para a formulação de estratégias educacionais e políticas de apoio, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região. Além disso, abre portas para futuras investigações e avanço teórico-empírico sobre o tema.
Abstract: NC
Palavras-chave: Psicologia
Empreendedorismo
Intenção empreendedora
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/477
Data do documento: 25-Abr-2024
Aparece nas coleções:Bacharelado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA DOS SANTOS SOUSA.pdf965,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.