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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo sobre a inserção do tema fraude contábil nos currículos dos cursos de ciências contábeis nas universidades federais do Brasil
Autor(es): Lima, Maria Luzia Souza
Primeiro Orientador: Vieira, Egídio Carlos
Resumo: Os eventos envolvendo fraudes contábeis, por meio de manipulação de registros contábeis e informações, cresceram consideravelmente nas últimas décadas, fatos que acarretaram prejuízos financeiros na casa dos trilhões de dólares, os quais demandaram, para a sua realização, a participação dos gestores e dos contadores, estes os responsáveis em dar confiabilidade às informações apresentadas pelas empresas ao mercado. Logo, faz-se o questionamento de como essa temática é abordada na graduação de contabilidade. O objetivo geral é identificar como o conteúdo de fraude contábil é abordado na formação dos contadores pelas universidades federais do Brasil. O procedimento utilizado foi a pesquisa bibliográfica, analisando-se os PPC’s (Projeto Pedagógico de Curso) e a amostra foi composta pelos cursos de contábeis ofertados pelas federais com os PCC’s disponíveis online. Como resultado, identificou-se que o conteúdo é pouco abordado, explorado por disciplinas correlatas, como perícia, auditoria, controladoria e ética, possuindo apenas uma disciplina optativa abordando o conteúdo.
Abstract: The accounting fraud events, by the accounting records and information manipulation, have grown considerably in recent decades, facts that have caused financial losses in the trillions of dollars, which demanded, for their realization, the participation of managers and accountants, these are responsible for giving reliability to the information presented by the companies to the market. Therefore, the question arises as to how this theme is addressed in undergraduate accounting courses. The general objective is to identify how the content of accounting fraud is addressed in the training of accountants by federal universities in Brazil. The procedure used was the bibliographical research, analyzing the CPP's (Course Pedagogical Project) and the sample was composed of the accounting courses offered by the federations with the CPP's available online. As a result, it was identified that the content is little addressed, explored by related disciplines, such as expertise, auditing, controllership and ethics, having only one optional discipline approaching the content.
Palavras-chave: Fraude contábil
Ensino em Ciências Contábeis
PPC ́s
4.Formação do Contador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/450
Data do documento: 24-Ago-2023
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Bacharelado em Ciências Contábeis

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