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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Silmar Silva-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorSilva, Carla Patrícia Ayres da-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T11:47:34Z-
dc.date.available2023-08-16T11:47:34Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/314-
dc.description.abstractNCpt_BR
dc.description.resumoBilíngues têm vantagens significativas em relação aos monolíngues no aprendizado de uma nova linguagem, e, apesar de muitos estudos tentarem explicar esse processo de aprendizagem, ainda não foram analisadas quais áreas corticais estão associadas nas diferenças neurofisiológicas que comprovem os benefícios dos bilíngues na aquisição de uma nova linguagem. Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar as modificações corticais e o aprendizado entre bilíngues e monolíngues. Foram recrutadas 40 participantes com idade entre 20 e 35 anos (20 professoras de inglês e 20 alunas da Universidade Federal do Piauí com conhecimento apenas do português como linguagem materna). Todas as participantes foram submetidas à tarefa de aprendizagem do alemão. Os resultados demostraram que o grupo bilíngue acertou 42,1% a mais das palavras do que o grupo monolíngue (p=0,0001), o que demonstra melhor retenção de memória e atenção durante as tarefas. Além disso, o grupo bilíngue também apresentou maior potência absoluta da banda alfa no córtex pré-frontal dorsolateral direito do que o grupo monolíngue (p≤0,05). Os achados confirmam que bilíngues apresentam maior facilidade de memorização e menor esforço cognitivo para o aprendizado de uma nova linguagem, o que pode estar associado à uma melhor plasticidade cerebral obtida durante o aprendizado de segunda linguagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-08-03T14:25:36Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO CARLA AYRES_removed.pdf: 645837 bytes, checksum: 5f6d2d67d51291f154061ecdfad1da64 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-16T11:47:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO CARLA AYRES_removed.pdf: 645837 bytes, checksum: 5f6d2d67d51291f154061ecdfad1da64 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEletroencefalografiapt_BR
dc.subjectbanda alfapt_BR
dc.subjectpotência absolutapt_BR
dc.subjectaprendizado de nova linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleBilíngues têm mais facilidade no aprendizado de nova Linguagem do que monolíngues: um estudo Eletroencefalográfico quantitativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Biotecnologia

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