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Tipo: Dissertação
Título: “Apagando Incêndios” na Educação Pública: a Atuação e os Vínculos Organizacionais das Equipes Multiprofissionais no Contexto da Pandemia da COVID 19
Autor(es): Sousa, Silvana Teixeira de Araújo
Primeiro Orientador: Belo, Raquel Pereira
Resumo: A pandemia da COVID-19 levou à necessidade de distanciamento social, o que resultou na suspensão das atividades de diversos setores, dentre eles, as equipes multiprofissionais da educação, as quais tiveram de lidar com novas condições laborais, que podem ter afetado os processos de trabalho e vínculos organizacionais desses grupos. Nesse ensejo, a presente pesquisa investigou, a partir de uma perspectiva psicossociológica, a qualidade do vínculo organizacional nas práticas das equipes de trabalho multiprofissionais das escolas públicas de Teresina, no contexto da pandemia da COVID 19. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo- exploratório, realizado junto às pedagogas, assistentes sociais, psicólogas e psicopedagogas de três equipes multiprofissionais, lotadas nas Gerências Regionais da Educação em Teresina. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados foram transcritos, categorizados e discutidos à luz do referencial da Psicologia Organizacional e do Trabalho, por meio do método de análise de conteúdo de Bardin (2016). O comprometimento é associado pela maioria a questões subjetivas das trabalhadoras, o compromisso ético e social delas. Entretanto, indícios de entrincheiramento e consentimento foram percebidos em algumas profissionais. Os resultados corroboram com o apresentado na literatura, a qual indica que problemas de condições de trabalho afetam a efetividade das equipes, bem como interferem na satisfação, na realização pessoal e no desejo de permanência na instituição para metade das profissionais de duas equipes. A pandemia é mencionada como fator que agravou as demandas e a sobrecarga de trabalho, mas que também trouxe maior visibilidade para a importância das equipes nas escolas.
Abstract: The COVID-19 pandemic led to the need for social distancing, which resulted in the suspension of activities in several sectors, including multidisciplinary education teams, which had to deal with new working conditions, which may have affected the processes of work and organizational ties of these groups. In this context, this research investigated, from a psychosociological perspective, the quality of the organizational ties in the practices of multidisciplinary work teams in public schools in Teresina, in the context of the COVID 19 pandemic. This is a qualitative, descriptive-exploratory study, carried out with pedagogues, social workers, psychologists and psychopedagogues from three multidisciplinary teams, located in the Regional Managements of Education in Teresina. A sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview script were used. The data were transcribed, categorized and discussed in the light of the Organizational and Work Psychology theoretical reference, using Bardin's (2016) content analysis method. Commitment is associated by most workers with subjective issues, their ethical and social commitment. However, signs of entrenchment and consent were perceived in some professionals. The results corroborate what is presented in the literature, which indicates that problems with working conditions affect the effectiveness of the teams, as well as interfere with satisfaction, personal fulfillment and the desire to stay in the institution for half of the professionals in two teams. The pandemic is mentioned as a factor that aggravated demands and work overload, but also brought greater visibility to the importance of teams in schools.
Palavras-chave: Equipes multiprofissionais
pandemia
escolas públicas
Vínculos organizacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Programa: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/242
Data do documento: 25-Jan-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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