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Tipo: Dissertação
Título: Ações de educação ambiental na escolinha da biodiversidade do museu da vila, luís correia, piauí, brasil
Autor(es): Sousa, Rejane Fontenele de
Primeiro Orientador: Pinheiro, Áurea da Paz
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, traz a temática Educação Ambiental como norteadora das ações desenvolvidas, com foco no lixo, pois é um problema sempre atual e que requer muita atenção de toda a sociedade devido os impactos que o mesmo causa ao meio ambiente. Este trabalho apresenta as ações desenvolvidas no projeto Escolinha da Biodiversidade do Museu da Vila, um museu de comunidade, equipamento cultural com sede na vila de pescadores artesanais Coqueiro da Praia, Luís Correia, estado do Piauí. Nestes estudos e intervenções, o objetivo é potencializar, em tempos de crise sanitária mundial causada pela COVID-19, o projeto Escolinha da Biodiversidade, do Programa Educativo e Cultural do Plano Museológico do Museu da Vila, órgão suplementar da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. O delineamento metodológico adotado é uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação-participativa, pesquisas bibliográfica e documental. As fontes de consulta para embasamento teórico são artigos científicos, teses, dissertações, livros, legislações, sites e documentos institucionais (resoluções, regimentos, fichas de matrícula) da Escola Professora Carmosina Martins da Rocha e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. A coleta de dados percorre desde a aplicação de questionários, realização de rodas de conversa até as oficinas educativo-culturais com foco no lixo, na educação ambiental e patrimonial. Os participantes da pesquisa são sete crianças com idade de sete anos e suas famílias, residentes no bairro Coqueiro da Praia. Para a análise de dados há um diálogo entre os princípios norteadores da Escolinha da Biodiversidade que perpassam pela educação patrimonial e os contributos para a museologia social, assim como pela educação ambiental como mecanismo para a transformação social. Como resultados, a pesquisa descortina a relevância das atividades desenvolvidas para a construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a proteção ambiental, como também a importância do protagonismo infantil junto à comunidade através da disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente com ênfase no lixo. Conclui-se que nos espaços onde a educação está presente, o seu poder de transformação social é notório, pois através da Escolinha da Biodiversidade é possível perceber as mudanças de atitude dos participantes junto ao meio ambiente, a partir dos momentos vivenciados coletivamente.
Abstract: This research was developed in an Environmental Protected Area in the Parnaíba Delta and brought up the Environmental Education as the main theme to the developed actions focused on the waste issue, since it is a current problem for the whole society, because it deeply impacts the environment. This work presents developed actions by Biodiversity School of Vila Museum, which is a community museum and a cultural equipment located in an artisanal fishing village, Coqueiro da Praia, Luis Correia, state of Piaui. The goal of these studies and interventions is to potentialize, during the Covid-19 world crises, the project of Biodiversity School, which is part of a larger cultural project called Educative and Cultural Program of Vila Museum, from the Educational and Cultural Program of the Museology Plan of the Vila Museum, a supplementary body of the Federal University of Parnaiba Delta. The methodological framework adopted was qualitative approach of the participatory-action- research type, besides bibliographical and documental research. The theorical foundation sources were scientific papers, thesis, doctoral dissertations, books, laws, websites and institutional documents (resolutions, regulations and registration forms) from Professora Carmosina Martins da Rocha School and Federal University of Parnaíba Delta. The data collection process involved survey application, chat groups, workshops on waste issues, environmental and patrimonial education. The participants of this study were seven-year-old children and their families from Coqueiro da Praia neighborhood. To analyze the whole data, it was considered the Biodiversity School principles, which involve patrimonial education, social museology and environmental education as tool for social transformation. The research results expose the developed actions relevance to set up values, knowledge, skills, attitudes, competences to improve environmental protection. The results also highlight the role of children in the community through information and educational actions on disposal waste. It concludes that education gives the power to promote social changes, since it was possible to realize attitude changes related to environment preservation issues among the participants of Biodiversity School during the collective moments.
Palavras-chave: Museu da Vila
Escolinha da Biodiversidade
lixo
educação ambiental
educação patrimonial
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Programa: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/222
Data do documento: 23-Set-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Artes, Patrimônio e Museologia

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