Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/221
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dançando na Vila: Arte/educação e Dança Criativa no Museu da Vila |
Autor(es): | Assis, Élem Wylfa Brito de |
Primeiro Orientador: | Pinheiro, Áurea da Paz |
Resumo: | Elegemos como espaço de estudos e intervenções deste trabalho o Museu da Vila, criado com e para a comunidade da Vila-bairro Coqueiro da Praia, em Luís Correia, um dos dez municípios que integram a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, Meio Norte do Brasil, nomeadamente no litoral norte do Estado do Piauí. Trata-se de uma pesquisa pioneira nesta região, em arte-educação e dança criativa, com ênfase na prática de comunicação e expressão pelo movimento. O ob- jetivo foi contribuir no processo de formação de oito crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 15 anos, residentes na Vi- la-bairro e mediadoras do Museu da Vila. Usamos as interfa- ces entre arte/educação, dança criativa e patrimônio cultural para fortalecer os processos educativos culturais em anda- mento no território desde 2015, no contexto do Projeto Matriz “Ecomuseu Delta do Parnaíba: uma rede de museus de terri- tório”, com objetivos de pesquisa, documentação, educação e salvaguarda do rico e complexo patrimônio cultural. O Projeto Matriz ao qual nos referimos foi criado e é coordenado pelas Professoras Doutoras Áurea da Paz Pinheiro e Rita de Cássia Moura Carvalho, do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia. Este trabalho é fruto desse projeto macro, que integra o Plano Museológico do Museu da Vila – primeiro da rede de museus Ecomuseu Delta do Parnaíba – e está inserido no contexto do Programa Educativo Cultural, no qual propusemos mediar e construir de forma colaborativa e participativa um espetáculo de dança criativa, potencializan- do reflexão e consciência sobre si, o outro e os patrimônios locais. Este trabalho se configura como uma pesquisa social aplicada de caráter participativo e colaborativo, com ênfase na pesquisa-ação e pesquisa-participante, envolvendo dire- tamente crianças, adolescentes e suas famílias. O trabalho se realizou em um contexto de adversidades, provocado por uma crise mundial causada pela pandemia da Covid-19, o que exigiu a aplicação de protocolos estabelecidos pelas autorida- des sanitárias. Em abril de 2021, seguindo todos os protocolos vigentes, retornamos às atividades presenciais para potencia- lizar habilidades, talentos e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social contemporânea, pro- movendo ações para o reconhecimento dos patrimônios locais e para a formação dos futuros gestores desses patrimônios. |
Abstract: | As a space for studies and interventions of this work, we chose the Vila Museum, created with and for the community of Coqueiro Beach neighborhood, in Luís Correia, one of the ten municipalities that make up the Delta do Parnaíba Environmental Protection Area, Middle North of Brazil , namely on the North Coast of the State of Piauí. It is a pioneering research in this region, in art/ education and creative dance, with an emphasis on the practice of communication and expression through movement. The objective was to contribute to the training process of 8 children and tee- nagers, aged between 7 and 15 years, residents and mediators of the Vila Museum. We used the interfaces between art/education, creative dance and cultural heritage, in order to strengthen the cultural educational processes in progress in the territory since 2015, in the context of the Matriz Project “Parnaíba Delta Ecomu- seum: a network of territory museums”, with objectives research, documentation, education and safeguarding the rich and complex cultural heritage. The Matriz Project was created and is coordina- ted by Professors Áurea da Paz Pinheiro and Rita de Cássia Moura Carvalho from the Postgraduate Program, Professional Masters, in Arts, Heritage and Museology. The Matriz Project was crea- ted and is coordinated by Professors Áurea da Paz Pinheiro and Rita de Cássia Moura Carvalho from the Postgraduate Program, Professional Master’s Degree in Arts, Heritage and Museology. This work is the result of this macro project which integrates the Museological Plan of the Vila Museum, the first of Parnaíba Delta Ecomuseum network, Cultural Educational Program in which we propose to mediate and build, in a collaborative and participatory way, a creative dance show, enhancing reflection and awareness about oneself, about the others and about local heritage. This work is configured as an applied social research of a participatory and collaborative nature, with an emphasis on action research and participatory research, directly involving children, adolescents and their families. The work was carried out in a context of adver- sity, caused by a global crisis caused by the Covid-19 pandemic, which required the application of protocols established by the health authorities. In April 2021, following all current protocols, we returned to face-to-face activities to enhance abilities, talents and develop skills for a critical understanding of contemporary social reality, promoting actions for the recognition of local heri- tages and for the training of future managers of these heritages. |
Palavras-chave: | Arte/educação Dança Criativa Museu da Vila Patrimônio Cultural Piauí |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Programa: | PPG1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/221 |
Data do documento: | 24-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Artes, Patrimônio e Museologia Programa de Pós-graduação Artes, Patrimônio e Museologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANÇANDO NA VILA arteeducação e dança criativa no Museu da Vila.pdf | 41,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons