Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Henrique Cesar Melo-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorLopes, Andrés Aguiar Lyra-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-29T19:58:21Z-
dc.date.available2023-05-29T19:58:21Z-
dc.date.issued2022-05-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/177-
dc.description.abstractNCpt_BR
dc.description.resumoO estudo possui como objetivo Investigar o papel da educação financeira nas tomadas de decisões dos atores acadêmicos, dos cursos de uma Instituição de Ensino Superior Privada na cidade de Parnaíba, no estado do Piauí, no que tange aos investimentos no mercado corporativo. O método utilizado foi de cunho quantitativo, utilizando da abordagem descritiva e explicativa por meio da coleta de dados, ou Survey, utilizando a escala Likert para compreensão dos dados. Os dados obtidos foram que embora os respondentes afirmem que possuem conhecimento sobre a temática financeira, muitos informam que não foram ensinados sobre o tema nas escolas ou universidade. Ainda, parte dos respondentes afirma desconhecer o mercado de investimentos e, os que conhecem, afirmam que as informações sobre controle financeiro e investimentos não auxiliaram durante os investimentos, de modo que parte dos respondentes afirmam que não receberam retorno sobre o que foi investido. Embora tenha sido notada a falta de educação financeira, a maior parte dos participantes relatam ter interesse em futuros projetos que envolvam o tema. Com isso, conclui-se que é necessário maior enfoque do tema nas grades curriculares das instituições de ensino, e que sejam desenvolvidos projetos a fim de aproximar a população da gestão financeira e do mercado de investimentos, para que seja assegurado maior controle e a possibilidade de retorno financeiro por meio de investimentos. Este estudo busca contribuir para outras pesquisas que buscam aprofundar os conhecimentos sobre o tema, além evidenciar a necessidade de maior apoio ao tema no cotidiano das pessoas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-29T19:57:08Z No. of bitstreams: 2 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NAS DECISÕES DE.pdf: 853313 bytes, checksum: c9b4b7aa64ee56bf736e16cf966f9d27 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-29T19:58:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NAS DECISÕES DE.pdf: 853313 bytes, checksum: c9b4b7aa64ee56bf736e16cf966f9d27 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-29T19:58:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NAS DECISÕES DE.pdf: 853313 bytes, checksum: c9b4b7aa64ee56bf736e16cf966f9d27 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022-05-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMercado de Investimentos-
dc.subjectFinanças Pessoais-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA educação financeira como diferencial nas decisões de Consumo e investimentos dos docentes e discentes de uma Instituição de ensino superior privada na cidade de parnaíba- Pipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO DIFERENCIAL NAS DECISÕES DE.pdf833,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons