Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/139
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EXPERIÊNCIAS DE SACOLEIROS PARNAIBANOS NA FEIRA DE MODA JOSÉ AVELINO - FORTALEZA/CE
Autor(es): Reis, Francisco Lucas de Oliveira
Primeiro Orientador: Vieira, Vinicius Boneli
Resumo: Este estudo aborda as viagens de compras e de negócios com enfoque nas experiências de viagem e de consumo de viajantes "sacoleiros", especificamente para a feira de moda José Avelino em Fortaleza. Para tanto, o estudo apresenta os principais conceitos relacionados ao turismo de compras, de negócios e o comportamento de consumo do turista, associado às suas experiências. Como objetivo central, o estudo propôs compreender as experiências dos sacoleiros parnaibanos com base nas fases das experiências de consumo (antes, durante e depois) das viagens de compras e de negócios. A pesquisa aracteriza-se como descritiva e exploratória de natureza qualitativa e abordagem multimétodos. Para a coleta de dados utilizou-se da técnica de observação participante e da aplicação remota e presencial de formulário semiestruturado. Os dados produzidos a partir da utilização de um formulário representam uma amostra não probabilistica e por coveniência. A partir dametodologia adotada, os resultados obtidos mostraram que as experiências dos sacoleiros, apesar de serem invisíveis aos gestores do turismo, puderam ser compreendidas, além do contexto de consumo na feira. Identificaram-se características, oportunidades, dependência e dificuldades. Além disso, observou-se que o uso de compras online, ou mesmo os acontecimentos que despertam insegurança não interferem diretamente na continuidade das viagens de compras e de negócios dos parnaibanos na feira da José Avelino.
Abstract: This study addresses shopping and business travel with a focus on the travel and consumption experiences of "sacoleiros" travelers, specifically to a José Avelino fashion fair. To do so, the study presents the main concepts of shopping tourism, business and tourist consumption behavior, associated with experiences. As a central objective, the study proposed understanding as experiences of the parnaibanos sacoleiros based on the phases of consumption experiences (before, during and after)of the shopping and business trips. The research stands out as descriptive and exploratory of qualitative nature and multi-method approach. For data collection it wasused the observation and participant technique of remote and in-person semi- structured application, represented by a non-probabilistic sample by convenience. From the methodology adopted, the results sought that the experiences of the sacoleiros, despite being invisible to tourism managers, could be understood, beyond the context of consumption at the fair. Characteristics, opportunities, dependence, anddifficulties were identified. Besides, it was observed that the use of online shopping, oreven the events that arouse insecurity do not directly interfere with the continuity of shopping trips and business of the parnaibanos at the José Avelino's fair.
Palavras-chave: Experiência de consumo
turismo de compras
sacoleiros
Feira José Avelino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/139
Data do documento: 23-Nov-2021
Aparece nas coleções:Bacharelado em Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EXPERIÊNCIAS DE SACOLEIROS PARNAIBANOS NA FEIRA DE MODA JOSÉ.pdf914,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons